sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Para Minha Filha!!!!!!!






Há alguns poucos anos, trabalhei juntamente com minha colega Monyelle Braga, que era professora de Português, um projeto de produção de "Literatura de Cordel"... Foram mais de 2 meses, entre "o que é", "como se faz", "sobre o que fazer", "quais as opções", sem contar na produção da capa, e montagem de um livreto de Cordel (com "isografia" - um tipo de "xilogravura" em isopor), por aluno...

E eu não só aprendi, como acabei me empolgando com o trabalho e interesse dos alunos, e que criei o meu também, em homenagem a minha primogênita que estava apenas soltando as primeiras palavras, e explorando o seu e o nosso mundo... Simplório e objetivo , com apenas 12 estrofes (escolhi as "SEXTILHAS"), e chamei de:


"Para Minha Filha"


(01)
Sempre sonhei em ser mãe,
E mal sabia eu,
Quão doce seria,
Quando positivo deu,
E dentro de mim,
Ela se desenvolveu...

(02)
Desde seus primeiros toques,
Como asas de borboleta,
Brincando em meu ventre,
Fazendo muita pirueta,
Produzindo coceguinhas,
Girando como carrapeta...

(03)
Sua intensidade aumentou,
Com pouco espaço foi ficando,
Tentava a todo custo,
Ficar se acomodando,
De um lado a outro,
Sempre, sempre girando...

(04)
E a medida que crescia,
Minha barriga arredondou,
A cada mês uma novidade,
Minha silhueta se modificou,
Cheguei a ganhar "bastante" peso,
E mais um sonho se realizou...

(05)
Quando enfim chegou o dia,
De meu rebento aparecer,
Eu captei os seus sinais,
Entendi que queria nascer,
Ela mesma o escolheu,
Logo deu para perceber...

(06)
Não demorou muito,
Logo se manifestou,
E após a cirurgia,
Minha médica a retirou,
Deu, então seu primeiro grito,
Um som que muito me emocionou...

(07)
Seus instintos logo afloraram,
Pois em apenas um instante,
Que em meu peito saciava
Sua fome tão constante,
E a necessidade de carinho,
Em meu colo aconchegante...

(08)
Acolhida em meu seio,
Sempre amada e segura,
Coberta de abraços e beijos,
Vejo essa pequena criatura,
Crescer e desenvolver - se,
Nesta nova aventura...

(09)
Em sua grande jornada,
De a cada dia aprender,
A cada instante uma novidade,
Acaba acertando sem perceber,
Que já entende como funciona,
Neste mundo que é fácil de se perder...

(10)
Focada nas descobertas,
Sons, cores e sensações,
Se percebe um ser pensante,
Apreende as lições,
Noções de tempo e espaço,
Mistura de sensações...

(11)
Minha filha segue crescendo,
É minha grande alegria,
Quero sempre ser o seu anjo,
E guiá - la para que um dia,
Ela possa por conta própria,
Viver seu dia - a - dia...

(12)
Isabel, quero que cresças,
E sejas para sempre feliz,
Que faça suas próprias escolhas,
Defendendo sempre o que diz,
E que tenhas autonomia,
Para ser o que sempre quis...


Agora, espero retomar esse PROJETO, para tentar ter a mesma capacidade de criar um para a minha pequena... Quando escrevi esse, ainda não sabia da alegria de ter 2 princesas, e que hoje são tão unidas e companheiras... 

Laura, minha pqna também merece algo a altura de sua força e grandeza... Será que consigo?!?Espero que sim, pois AMBAS merecem...



Nenhum comentário:

Postar um comentário